“O Jornalismo é talvez a única profissão em que somos testados diariamente, a cada instante. O jornalista tem por obrigação ser inteligente durante pelo menos o seu horário profissional”. Lago Burnett.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escrevendo um texto para revista

As revistas fazem o tão sonhado jornalismo interpretativo. Como os textos são maiores, exigem que o pensamento seja organizado de forma tal, que tenha uma lógica e sequência próprias, para beneficiar o leitor diretamente.

Recomenda-se, inclusive, fazer um roteiro de como a matéria será escrita. Lógico que aqui se considera que todo o levantamento de informações tenha sido minucioso e qualitativo. O texto precisa ter um
tom.

Antes de começar a escrever, agrupe as idéias de um mesmo assunto e sentido. Depois estabeleça uma sequência de raciocínio e, principalmente, “os ganchos”. O tom tem tudo a ver com a linguagem que será empregada.

Na revista, permite-se interpretar o fato, resultado de uma reflexão madura sobre o assunto retratado. As matérias precisam estar situadas no tempo e no espaço.

Os neologismos (palavra antiga com significado novo ou simplesmente uma palavra nova), coloquialismos, gírias são abomináveis no jornal impresso, mas podem ser admitidos nas revistas. Os recursos devem ser evitados, mas não rejeitados. As palavras não precisam ser usadas com o sentido atribuído pelos dicionários.

Os “afirmou”, disse, falou, contou devem ser evitados. Que tal, ironizou, alfinetou, indagou etc.? Toda reportagem de revista traz no texto, implícito ou não, uma espécie de ponto de vista sobre o assunto, que não deve ser confundido com qualquer tipo de opinião.

Diferença entre ponto de vista e angulação. Ponto de Vista admite interpretação. Já a angulação é o “rumo”, a escolha de uma ou várias nuances do fato. Qualquer assunto demanda angulação. Ponto de vista é mais ou menos a “moral da história”.

No projeto do texto, é importante que o relato tenha uma ordem. Além disso, carece de uma unidade para que as idéias tenham coerência, sejam estruturadas e organizadas.

O texto precisa ser revisto quantas vezes for necessário. Deve-se sempre desconfiar do texto escrito. Mostre o texto para outras pessoas. O significado que você tenciona pode ser recebido de forma totalmente diversa do imaginado.

O texto deve ser tratado como uma obra de arte. Depois de pronto, faça os últimos retoques, corte os excessos, torne a informação mais enxuta. Você também pode optar por um texto mais comedido para forçar o leitor a usar um pouco mais a cabeça.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela informação, foi um texto que contribuiu muito para a extensão do meu conhecimento.

    ResponderExcluir